amp template

NEUROPEDIATRIA

Identifique. Veja as orientações a seguir e procure o melhor tratamento para o seu caso.

Mobilitare Saúde - Neuropediatria

Neuropediatria

Contamos com serviço de fisioterapia Neurológica, onde são atendidas crianças de 0 a 13 anos com diferentes patologias, tais como Encefalopatia Crônica não progressiva da Infância, mielomeningocele, Distrofias musculares, Síndrome de Rett, Síndrome de Cri-du-chat, Artrogripose, Síndrome de Legg Calvé perthes, Síndrome de Down, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, entre outras disfunções neuropsicomotoras.

São utilizadas técnicas de facilitações e aprimoramento nas aquisições das funções motoras, alongamento muscular, modulação de tônus, ganho de força muscular e ADM, trabalho de motricidade fina e ampla, treino e aprimoramento das AVD’S, trabalho de propriocepção com diferentes texturas, treino de equilíbrio e marcha.

Atendemos com método neuroevolutivo bobath, cinesioterapia, treino de marcha na esteira e eletroestimulação.

Veja algumas orientações dos nossos profissionais na neuropediatria.


Algumas dúvidas de comportamento e possíveis diferenças nos desenvolvimento de uma criança, podem ser identificadas ou descritas conforme os itens a seguir. Veja se alguma dessas dúvidas, indicações e orientações podem ajudar a iniciar uma identificação mais precisa para o seu caso.

Vamos identificar? Clique abaixo.

INDICA:
Verificar se esta dificuldade está relacionada com alguma alteração óssea ou muscular notável, neste caso, deve-se buscar orientação junto a um médico ortopedista. Caso a criança não tenha, note se ela é estimulada para desenvolver essas atividades em sua rotina.

ORIENTA:
De um modo geral, é importante estimular a criança, no momento extra-escolar, através de brincadeiras, ambientes diferentes, dentre outros, respeitando idade e limitações físicas da criança. Em caso de dúvidas com relação a saúde física da criança, a busca pelo pediatra é recomendada.

TRATA:
Caso seja identificada alguma alteração que demande um tratamento especifico, você pode realizar o agendamento de uma avaliação junto ao serviço de fisioterapia. O tratamento se prolongará de acordo com a evolução da criança.

RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.

INDICA
Indica-se a investigação de alguma dificuldade visual. Caso não exista, procurar estimular a criança em casa será uma boa alternativa.


ORIENTA
Pode-se estimular a criança através de pinturas com dedo utilizando tinta, escolha de grãos, auxiliar com os prendedores no estender as roupas, revistas com brincadeiras de ligar pontos, entre outras. 

TRATA:
Em sua maioria, não havendo limitações físicas ou visuais, a criança estimulada irá aprimorar esta habilidade. Caso haja persistência mesmo com o estímulo, você poderá agendar uma avaliação fisioterapêutica para investigação. 

RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.

INDICA:
Buscar o diálogo com a criança para verificar se não existe algo lhe incomodando; Se estas características sempre existiram, tentar modifica-las aos poucos; É importante comentar com o pediatra nas consultas de rotina estas questões.

ORIENTA:
Tentar a inserção desta criança em atividades de grupo, porém com cautela, dialogando com a criança a respeito do que ela gostaria de fazer de atividade de grupo, e em caso de crianças menores, acompanhar a criança nasatividades mais de perto.

TRATA:
Em caso de diagnóstico de algum transtorno pelo médico responsável, acriança será encaminhada para fisioterapia, bem como outros serviços complementares.

RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.

INDICA:
A criança nesta idade deve ser estimulada por alguém. Para tanto, podem ser utilizados brinquedos com som, que possam ser levados a boca, de diferentes formas/cores/texturas e que possam ser manipulados. O estímulo no chão é importante. Recomenda-se que a partir dos primeiros meses a criança já seja colocada de barriga para baixo, pois esta posição facilitará a aquisição das demais posturas.  

ORIENTA:
Orienta-se a periodicidade das consultas com o pediatra para avaliação da criança, e se persistir este comportamento mesmo com o estímulo, será necessária uma avaliação por especialista a fim de verificar possível limitação física ou neurológica da criança. Em caso de não haverem alterações, o estímulo com diferentes brinquedos e ambientes é muito válido.

TRATA:
Na maioria dos casos, a criança será encaminhada para tratamento de fisioterapia apenas em caso de prematuridade extrema, limitações físicas ou neurológicas ou atraso motor. Nestes casos a evolução da criança irá depender do grau de comprometimento dela.  

RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.

INDICA
Deixar a criança no chão, com supervisão de um adulto, com brinquedos que estimulem a vontade de buscar, para que ela se desloque para encontrar, colocar a criança de barriga para baixo e estimular a busca pelos brinquedos, podem ser benéficos para o aprendizado do engatinhar. Porém a ausência dele não é um problema, ele apenas auxilia a criança na exploração do ambiente e aprendizado.

ORIENTA:
Ressaltamos a importância da regularidade das consultas com o pediatra e colocação destas questões a ele (a). Pois caso seja identificado alguma alteração física/neurológica, quanto mais precoce o diagnóstico melhor. Em caso de não ter nenhuma alteração ao exame do pediatra o estímulo em casa auxiliará muito no desenvolvimento da criança.

TRATA:
Normalmente o encaminhamento para tratamento de fisioterapia se dá apenas em caso de prematuridade extrema ou limitações físicas/neurológicas. Nos demais casos, o estímulo em casa será de grande importância.

RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.

INDICA:
Procure observar se em casa a criança está sendo estimulada a ir ao encontro daquilo que quer. Por vezes, é necessário deixar a criança explorar o ambiente que está (com segurança e supervisão). Desta forma, você estará estimulando ela a iniciar os primeiros passos.

ORIENTA:
É importante sempre manter a regularidade de consultas ao pediatra, e destacar a ele (a) esse possível “atraso” que você nota na criança.
Lembrando que cada criança é individual e tem seu próprio tempo e modo de desenvolver, porém deve-se atentar para o limite de 2 anos, em sua maioria, para as crianças sem alterações caminharem sem auxílio.

TRATA:
Na maioria dos casos, o estímulo em casa auxilia muito na aquisição e encorajamento dos primeiros passos. Caso você notar a dificuldade no estimular, você poderá agendar uma avaliação no serviço de fisioterapia, para buscar orientações. A evolução da criança se dará de acordo com as suas limitações físicas e neurológicas, caso essas existam.

RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.

INDICA:
É importante fazer o acompanhamento do seu filho (a) junto com os médicos especialistas (ortopedista e neurologista) para acompanhar o desenvolvimento dele (a). A lesão que ele (a) tem no cérebro não modifica, porém, com o passar da idade podem surgir alterações físicas, cognitivas e comportamentais que podem progredir caso não seja dada a devida atenção.

ORIENTA:
Faça as consultas periódicas do seu filho (a) juntamente ao neurologista e ortopedista. Procure cuidar com o posicionamento do seu filho (a) seja na cama, cadeira, para que ele esteja sempre alinhado, evitando o comprometimento das partes ósseas e musculares. É importante também estimular a criança na sua independência, seja ela em atividades muito simples, além de estimular a participação da criança em momentos de interação com outras crianças, sempre respeitando as limitações dela.

TRATA:
Na maioria dos casos, a prescrição de medicações necessárias será efetuada pelo médico responsável, para controle de comprometimentos decorrentes da lesão. Você pode agendar uma avaliação fisioterapêutica para seu filho (a).
A fisioterapia é indicada para aquisição/manutenção de funções desta criança. 

RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.

INDICA
A Paralisia Cerebral, compromete a conexão dos músculos com o cérebro, desta forma, algumas crianças tendem a serem mais rígidas ou mais “moles”. Na maioria dos casos a “rigidez”, espasticidade, ocorre com maior frequência. Para manejar este problema, é importante buscar auxílio médico, pois existem diversos tratamentos que podem ser utilizados para reduzir esta rigidez, medicamentosos ou cirúrgicos.

ORIENTA
É importante agendar uma consulta com um neurologista ou ortopedista especializado para avaliar seu filho (a) e definir qual será o melhor tratamento para ele (a).

TRATA:
Normalmente os tratamentos iniciam com medicação via oral, seguidos de injeções de toxina botulínica e, em alguns casos, existem cirurgias que corrigem esta alteração de forma permanente. Para cada um dos tratamentos existem critérios específicos que seu filho (a) deve apresentar, por isso da importância de buscar auxílio médico.

RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.

INDICA:
A infecção urinária na criança deve ser investigada junto ao médico especialista, pois pode sinalizar algum problema com relação a sondagem, troca de fraldas, ou mesmo decorrente de alguma complicação secundária a patologia dele (a). 

ORIENTA:
Se estas infecções ocorrem mais de 2x/mês, ou 1x/mês sem falha, é importante buscar auxílio médico junto ao especialista na área, a fim de investigar possíveis causas desta repetição.

TRATA:
Em sua maioria, as infecções urinárias de repetição são tratadas de forma medicamentosa e orientação de cuidados em procedimentos de sondagem/troca de fraldas da criança. 

RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.

INDICA:
É importante realizar o acompanhamento com o ortopedista nestes casos para acompanhamento de estruturas ósseas, a fim de evitar deformidades que possam prejudicar a saúde do seu filho (a).

ORIENTA:
É importante além do acompanhamento médico, que esta criança realize fisioterapia, pois poderá ser trabalhado a mobilidade e independência da criança, dentro das suas limitações.

TRATA:
Você poderá agendar uma avaliação no serviço de fisioterapia que, através do exame físico do seu filho, poderá auxiliar na aquisição da cadeira de rodas adequada. A continuidade dos atendimentos de fisioterapia irá auxiliar na melhora da mobilidade e independência da criança, dentro das limitações dela.

RESPONDE: >> CLIQUE E PERGUNTE AQUI <<
Basta descrever diretamente no nosso canal de atendimento online.

Mais informações?

CANAIS DE ATENDIMENTO DIRETO

Entre em contato nos nossos canais de atendimento.

Não encontrou o que procurava?
Veja outras orientações a seguir.

Para quem tem dor ou incomodação constante ou ainda a identifica em uma área específica que necessita de mais informações.

Modalidades e Especialidades

Distribuída de uma forma eficiente, a Mobilitare Saúde possue várias modalidades de atendimento, o que nos torna referência na Serra Gaúcha.

Localização

Rua Pinheiro Machado, 2781 - São Pelegrino - Caxias do Sul/RS
Fone: (54) 3419-7858 - Cel/Whats 99160-8274
Email: mobilitare@mobilitare.com.br

Endereço

Rua Pinheiro Machado, 2781 - São Pelegrino - Caxias do Sul/RS

Contatos

mobilitare@mobilitare.com.br
Fone: (54) 3419-7858 - Cel/Whats (54) 99160-8274